Gente, comecei a pesquisar umas dicas para fazer uma mudança organizada e descobri que ESTOU FAZENDO TUDO ERRADO!!!
A palavra de ordem para conseguir fazer tudo de forma tranquila é: PLANEJAMENTO!
Portanto, se houver oportunidade, procurem tirar uma ou duas semanas para ir embalando as coisas aos poucos. Algumas pessoas indicam uma semana para embalar cada cômodo. Mas, quem comanda o ritmo é o seu tempo disponível e a quantidade de coisas que vocês possuem. Infelizmente, nem sempre temos tanto tempo disponível para planejar e organizar tudo da forma que gostaríamos...
Seja para uma mudança vapt-vupt, ou uma com mais tranquilidade, vou enumerar alguns passos que estão me ajudando a organizar essa loucura na minha cabeça:
Nova casa definida: Ok.
Primeiro passo: ENCAIXOTAR.
- Comecem embalando objetos decorativos e coisas de pouco uso. Assim, não vai ocorrer o problema de precisar de algo que já está encaixotado.
- Façam uma setorização para facilitar na hora de arrumar tudo na casa nova. Com as caixas sinalizadas, dá para colocar cada coisa em seu ambiente já na hora da mudança.
Com o primeiro passo vem algo essencial para a mudança e para a vida: DESAPEGO.
Conforme forem organizando, analisem a utilidade do que vocês possuem. Temos mania de guardar roupas que não servem, objetos quebrados ou inúteis, livros que não damos tanta importância... É esse tipo de coisa que "entulha" uma vida e uma casa. LIBERTEM-SE! Guardem apenas o que vocês usam, que tem utilidade, e, o principal: TENHA APENAS O QUE VOCÊS TEM CONDIÇÕES DE GUARDAR! A casa é pequena? O desapego tem que ser maior. Essa é uma regra para se ter uma vida mais leve e uma casa que seja gostosa de estar.
"Para saber o que descartar parta dos seguintes princípios:
* Objetos que estão esquecidos dentro de um armário há anos vão continuar esquecidos no próximo armário.
* Livros que já foram lidos e não são necessários para consulta podem ser doados, dados de presente ou trocados por outro novo em um sebo.
* Roupas e brinquedos sem uso há mais de 6 meses precisam continuar ocupando espaço na nova casa?"
DICAS:
- Escolham caixas de papelão mais resistentes. Assim, vocês não correm o risco de colocar algo pesado e ela desmontar... Nesse momento os supermercados são os lugares mais propícios para conseguir esse tipo de caixa, já que carregam bastante peso e os alimentos precisam chegar em boas condições.
- Não coloquem livros em caixas muito grandes. Elas irão ficar muito pesadas e dificultar o transporte.
- Copos, vasos e objetos de vidro: coloquem jornal amassado por dentro, para diminuir o impacto e embale com jornal por fora também. Para quem pode gastar um pouco mais, o plástico-bolha é o ideal. Isso evita quebrar suas peças.
Segundo passo: MARCAR A DATA E DEFINIR O FRETE.
Como vamos guardando tudo aos poucos, vocês já podem marcar a data da mudança e fazer orçamento com a empresa de frete. Procurem empresas com boas referências. A indicação de amigos é fundamental.
Terceiro passo: ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO
Façam uma lista de todas as suas contas, revistas e correspondências recorrentes (como: banco, conta telefônica, Tv por assinatura, assinatura de revistas, plano de saúde...). Alterem o endereço marcando na lista, para não se perder e não esquecer de alterar nada.
Se vocês moram em condomínio, conversem com o porteiro ou zelador. Avisem que vocês irão passar de tempos em tempos para pegar os resquícios do que chegar pelo correio. Com essa informação, ele não devolverá o que chegar.
Evitem fazer compras pela internet! Por mais que a entrega tenha uma data específica para chegar, pode ocorrer algum problema e ela acabar chegando antes, no imóvel novo (e não terá ninguém para receber), ou só após a sua saída do imóvel. Então para evitar um transtorno maior, ou deixem para comprar quando estiverem na casa nova, ou coloquem o endereço de um parente ou amigo.
Lógico que tem muita manha que vou aprender com o tempo. Não esqueçam que sou marinheira de primeira viagem! Antes, a mudança era toda coordenada pela minha mãe. Minha única preocupação era em levar as coisas do meu quarto. Depois disso, quando casei, levar as coisas pra minha casa foi moleza! Não tinha quase nada! Só roupas, alguns livros, CDs e DVDs... Agora é uma casa inteira pra desmontar! Pensem no desespero da pessoa! HAHAHAHAHA... Mas, há de dar tudo certo.
Passada toda essa loucura, vai ser só alegria na casa nova!
E vocês? Também estão de mudança? Já sofreram muito com isso? Tem dicas incríveis para facilitar o processo todo?
Sintam-se à vontade em participar e colaborar conosco!
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Imagens: rafaelasahib.blogspot.com.br, comentariojovem.com.br, ilafox.com, daniellestewartdesign.com, pergunteaofred.blogspot.com.br, pb.com.
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