30 junho 2015

{Visita no blog} - Saiba como manter seu apartamento aquecido no inverno

Casa gelada, aquecedores ligados em 30ºC, luvas, cachecóis e o dobro de roupas: sinal que o inverno está chegando. Uma coisa que sempre esquecemos na hora de decorar as nossas casas e apartamentos, e até na hora do planejamento do imóvel, é justamente como iremos mantê-los aquecidos durante essa estação do ano. Reunimos aqui dicas básicas para manter seu lar doce lar aquecido durante o inverno.

Decoração para aquecer


Uma alternativa simples e econômica é investir na decoração. Basta fazer modificações pontuais nos ambientes para aumentar a temperatura e deixar cada um deles muito mais aconchegante. Acrescente tapetes próximos a sofás, mesas e camas, dessa forma os pés não ficam em contato direto com o chão gelado. 


Mantas são ótimas alternativas. Coloque-as sobre os sofás e poltronas da casa junto com almofadas para deixar o ambiente mais aconchegante. E para aquecer ainda mais, é legal colocar abajures ao lado de camas, sofás e poltronas. As lâmpadas também emitem calor, dessa forma ajudam o ambiente a ficar mais aquecido, opte pelas amareladas, elas são as mais recomendadas, por trazerem conforto térmico aos espaços. 

Cores


Independente do cômodo, aproveite a época para explorar cores quentes. Verde e azul escuro, vermelho, berinjela, chumbo, tons de marrom, e a tonalidade da moda, o marsala são algumas opções que transmitem a sensação de calor. Porém lembre-se que esse visual não precisa ser permanente. Então para evitar o trabalho de ter que trocar tudo a cada mudança de estação, utilize itens que podem ser substituídos posteriormente, como almofadas, mantas, tapetes, capas para sofá e puffs.


Nos pequenos detalhes


Detalhes como vasos e quadros também merecem atenção porque, além de fáceis de adaptar, fazem toda a diferença no visual. Vasos vietnamitas ou de cerâmica, de tons opacos, são ideais para a estação. Enquanto uma composição de quadros com molduras de bronze e imagens intercaladas em sépia e preto e branco criam uma aparência ao mesmo tempo retrô e acolhedora.

Aposte na madeira


Rústica e acolhedora, a madeira tem tudo a ver com o inverno. Invista em móveis e detalhes de madeira na sua casa. As tonalidades que mais combinam são marrom e mel. Para evitar o estresse de refazer uma decoração a cada estação, o que convenhamos não é algo nada prático e que pode ser feito por todos, coloque a madeira nos detalhes. Uma mesinha de centro, banquinhos, vasos de madeira e quadros espalhados pela parede.

Cortinas x Sol


As cortinas são ótimas aliadas para combater o frio por inibirem a passagem de ar. Entretanto, diferente das outras peças decorativas que foram citadas, ela deve ser de cor clara. Dessa forma ela não impede a circulação do sol, que ajuda a aquecer o ambiente, e cortinas de tons escuros dão um aspecto sobrecarregado ao ambiente. Para não errar, use as que possuem barras longas e altas, feitas de voil de lã ou linho. Isso enobrece o espaço e gera maior calor na área da janela.


Cuidados especiais

Durante o inverno é preciso ter alguns cuidados com o apartamento para evitar o surgimento de mofo e ácaros. Veja algumas dicas:

* Procure manter o imóvel arejado pelo menos de dia para permitir a circulação de ar. 
Para isso, deixe as janelas abertas por algumas horas;

* Faça limpezas periódicas em todos os cômodos e evite o acúmulo de poeira;

* Procure comprar produtos e materiais antialérgicos. Isso ajuda a combater problemas respiratórios;

* Quando o tempo estiver seco, use um climatizador para umidificar o ambiente.

***

Esse post foi uma colaboração do Rogério Fonseca, da Tibério Construtoras

***
Imagens: casa.abril.com.br, portobello.com.br, mlb-s1-p.mlstatic.com, alphasulmg.com.br, clickgratis.com.br, blogarmazemfornari.files.wordpress.com, static.tumblr.com, lafebh.com.br, bellacasaconcordia.com.br.

2 comentários:

  1. Tenho que colocar uns tapetes lá em casa.
    Eles realmente fazem toda a diferença no inverno. O piso fica mega gelado.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir